15 de junho de 2012

CARTA Á FAMÍLIA CRISTÃ




Salvador, 05 de Junho de 2012.
Irmãos e irmãs,
A graça e o amor do pai estejam sempre em nosso meio e em nossas vidas, no coração, a força e misericórdia do Filho Salvador e os dons do Espírito santificador, nos tornando obedientes e fieis.
Chegamos a uma pequena etapa de nossa travessia e caminhada de discernimento e formação vocacional da fé Cristã. Na Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette. Tendo a certeza que “Nosso primeiro formador é aquele que nos chama, o segundo somos nós mesmos e o terceiro aquele que nos acompanha e orienta”…
Iremos neste mês, visitar nossos familiares, biológicos e os irmãos e irmãs em Cristo, em Ibirataia Paróquia de São José, na comunidade de Santo Antônio em Algodão assim como os colegas dos Estados da Bahia, de Pernambuco, de Minas Gerais, de Mato Grosso e do Ceara.
A graça e a bênção do Cristo vem nos motivando a viver o objetivo do chamado de amor, carinho e temor, segundo os dons do Espírito Santo, que revela, ensina e faz compreender o desafio e importância da missão, que Deus dar a cada um de nós e a necessidade de resposta corajosa e destemida. Eis o convite de Cristo, feito por Maria em Salette “Vinde meus filhos, não tenhais medo. Estou aqui para vos contar uma grande novidade…”.
As orações da Liturgia das horas, os estudos e exegeses da Bíblia, a alimentação, as celebrações eucarísticas e da palavra, as missões, o retiro espiritual, a convivência na casa e com os outros irmãos da comunidade nos ajudam na compreensão do servir. As experiências pastorais e grupais a exemplo do Aspirinter e Projeto Grão tornam claros os caminhos, desafios e a cruz que cada um precisa carregar. Outras atividades de relacionamento, também contribuem para a formação; são os passeios, estudos dos lugares históricos da capital, onde percebemos entre a dor e a alegria, a beleza e a destruição, a realidade de injustiça social que nossos irmãos vivem...
Confesso a certeza da verdade ensinada por Jesus Cristo, àquele que deixar sua família e coisas mais, receberá cem vezes mais, e partilhará com a nova Família, todas essas coisas e possuirá a vida eterna. Experimente como é suave a águas refrescantes, quando se sente sede, e saiba que a fonte de água viva e pura é Jesus Cristo.  
Quero partilhar sobre o encontro do Aspirinter – aspirar à vida consagrada. Onde refletimos sobre a afetividade. Que é a forma, capacidade, sensação e expressão das emoções e dos sentimentos, é a relação de amizade e intimidade com a vida e com as outras pessoas. Ela deve sensibilizar e tocar o coração fazendo-o vibra-lo, envolvendo todo o ser. Deve ser profunda como o sentimento do amor. Que devemos conhecer a sua profundidade e certeza de que o amor é a entrega total de si pelo outro, assim como fez Jesus Cristo. Na verdade a afetividade é um sentimento irracional, o que não dá para explicar. Como só amamos aquilo que conhecemos, devemos então ter a excelência de cativar o outro, para ser feliz e assim também fazê-lo. Com isso façamos a reflexão: como afeiçoamos as coisas do alto? Quem somos? O que temos? E o que queremos?    
Perante essa travessia, agradeço a Deus pela fé, confiança e a transformação da vida pessoal. Que reconcilia consigo mesmo, com Deus, com o outro e com a natureza. Sentir essa experiência e prazer é tão maravilhoso que os convido a experimentarem, porque palavras não poderão descrever; apenas quem vive pode partilhar a sensação e os benefícios que recebeu... Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo! 2 Coríntios 5, 17.

Respeitosamente,
                                                                                                                          

Cosme Santos Evangelista
Formando Saletino

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    prezados\as amigos\as,
    Essa carta foi motivada por uma missão que nós propedeutas saletinos fizemos na comunidade do Beato José de Anchieta no Bairro de São Cristóvão aqui em Salvador. O fato cômico e intrigante, que observei foi o seguinte: Estávamos convidando as pessoas da pequena comunidade para participarem da festa do Beato, no meu caso, um grupo com três pessoas. Ao aproximar-se das casas as pessoas agiam de forma estranha, perguntavam se eramos protestantes ou fechavam as portas com medo, sei lá. Comecei a refletir, o que levou as pessoas a agirem dessa forma? Obtive como resposta a seguinte meditação: são evangélicos e vão tomar meu tempo falando coisas sobre religião e tentando me converter... ou são ladrões... Em ambas as reflexões, devemos meditar o que disse Jesus Cristo? ... A messe é grande e os operários são poucos, pedi pois ao dono da messe que envie operários... e ainda continua dizendo que o Espirito Santo dará testemunho da verdade...e converterá os seus filhos, dentre outras orientações.
    Portanto, a experiencia que vivenciei, nesta pequena travessia de formação; foi muito mais profunda. Decidir dizer aos irmãos que devemos ser exemplos e testemunha desse cristo. Tal como as primeiras comunidades... É muito fácil falar, mas difícil é fazer; por isso irmãos\as façamos, não a nossa, mais a vontade de Cristo...
    Saudações de Reconciliação Saletina
    Cosme Santos Evangelista

    ResponderExcluir

A dignidade da pessoa humana, lhes faculta a liberdade de expressão oral, escrita e corporal. Saiba usá-la...