4 de agosto de 2011

CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS


Algodão – Ibirataia, 02 de Agosto de 2011.

Prezados/as Companheiros/as,

Pela presente, apresento uma avaliação sobre a organização da sociedade brasileira, e alguns desafios a serem refletidos. A começar pelo conhecimento e reflexão de nossa CARTA MAGNA… O sentimento é que tudo vai mal, a começar pela Saúde, Educação, trabalho, drogas, violência, infraestrutura, meio ambiente, cultura, alimentação e outros.
Considerando que o projeto individual das pessoas, são aperfeiçoado pelo coletivo... Portanto, alguns problemas sociais que podem impossibilitar, o bom desenvolvimento das atividades, econômicas, sociais, culturais, ambientais e outras. Impedindo a manutenção das necessidades básicas da vida. O que ajuda a criar uma instabilidade social, ambiental, emocional e espiritual… caracterizado pelas doenças sociais.  
No entanto, doenças como: o desemprego (falta de dinheiro), espaços sociais (lazer), convivência com seus amigos e familiares (emocional), e outras. Somadas ainda ao mau atendimento do setor Público de Saúde SUS no tratamento e procedimentos Médico; da Política Pública e da corrupção Política na garantia dos direitos sociais…
Deve-se refletir o sentido que o dinheiro tem tido na sociedade...  Tornou-se o Deus das pessoas e sem o mesmo, parece que só podemos contar com as palavras de prosperidade daqueles que tem bom coração, ou usam o momento para apresentar a boa intenção... Ou outra finalidade… O seu poder absoluto em determinar o rumo das coisas, em influenciar e desvirtuar inclusive a missão mais sublime que é salvar vidas, exercida pelos médicos… E as de conduzir ética e moralmente as pessoas no caminho do bem (as religiões e as associações)…
Infelizmente, muitas dessas conseqüências respingam sobre as crianças, os adolescentes e principalmente sobre os jovens como agentes causadores e recebedores dos resultados de parte da desordem social… Pelo outro lado os adultos e os idosos em sua sabedoria refletem sua ação e influencia…    
Perante o exposto, confiante na justiça divina e no respeito às importantes leis do país... Conforme o artigo 5ª da Constituição Federal, que afirma: “todos são iguais”, com garantia a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade e outros. E só a lei pode obrigar-nos a fazer ou não algo, desde que não seja de tratamento desumano… É dada a liberdade de Ofício, porem com a devida qualificação…
É garantido o direito de propriedade, desde que cumpra sua função social... Porem, muitas não cumprem sua função social, algumas são legais, outras ilegais; umas produtivas e outras improdutivas…
O artigo 6ª apresenta os direitos sociais à educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados…
O artigo 7ª garante aos trabalhadores, uma condição social digna para viver com: um salário mínimo, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, e que lhes preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. Também proíbe a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
Não devendo ter distinção entre os tipos de trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. Garantindo a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso…
A injustiça acontece quando parlamentares, e outras autoridades ou profissionais liberais recebem mais de um salário mínimo… E muitos dos brasileiros não têm do que sobreviver… Sendo que estes funcionários públicos são pagos com o dinheiro de todos e todas, que trabalham ate mesmo em regime de escravidão… São servidores da nação.
O artigo 227 coloca a responsabilidade da Família, do Estado e da sociedade em assegurar com absoluta prioridade os direitos à vida, os sociais e colocá-los a salvo de toda negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão as crianças, os adolescentes e jovens. Cabendo ao Estado promover Programas que garantam a assistência integral…
A pergunta para a reflexão e tentativa de compreensão é: o poder vem de quem, do povo? Como é exercido?… Pela democracia, mas, e são respeitados os direitos sociais?
A soberania de um povo passa pela Educação; pela dignidade da pessoa humana; pela informação, pelos conhecimentos e pala participação; pelos valores sociais; pelo bem comum; pela redução das desigualdades sociais; pela erradicação da pobreza; pela construção de uma sociedade livre, justa e solidaria e pela garantia dos direitos humanos. A partir de soluções pacificas e de diálogos inclusive internacionais. 
Tenho orgulho do meu país, quando justo... Tenho vergonha do meu país, quando injusto… A justiça e a injustiça, porem, dependem de seus atos…
Agradeço a Deus e peço pelos colegas e amigos para que possam manter-se distantes do éden enganador da maldição humana que é encantadora, fácil e de boa aparência social e resolução de conflitos e problemas. E cresce por meio do roubo, do trafico, das drogas, da violência, da falta de respeito, da corrupção… Eles parecem ser justos, honestos e são rápidos, em sua execução por isso são atrativos para jovens e para a sociedade…
O Projeto Jovem Empreendedor do Governo Federal e seus parceiros tinham como objetivo ser modelo para trazer dignidade para os jovens, dentro do perfil social. Porem o objetivo ate o momento esta sendo o inverso… A COAGRO que era sonho de independência financeira; agora é pesadelo…
Considerando, que os jovens são protagonistas, criativos e inovadores... Estão discutindo na comunidade, formas de melhoria de sua realidade… Para os que ainda não foram embora ou não estão planejando ir… Devem politizar-se do seu compromisso e responsabilidade…
Então, estão mobilizados em um projeto que organize a juventude, impulsionando-os a pensar e propor uma atuação social local, para desviarem-se do falso éden. Em uma das propostas, o objetivo é trabalhar com a Educação Ambiental, voltado para reciclagem de brinquedos, enfeites e outros produtos… Mas será que poderão ter um salário para viverem com dignidade? Ajude-nos e saberemos as respostas… É necessário refletir o sentido e importância da vida; quem é você, o que tem e que você quer? Qual pensamento sobre a globalização e os demais vilãos... 
No aguardo dos pronunciamentos, agradeço o prestígio e a confiança com que nos honram ao ler nossa simples mensagem de reflexão e avaliação…

Respeitosamente,

Cosme Santos Evangelista

Um comentário:

  1. RPEZADOS/AS, A REFLEXAO É IMPORTANTE POREM SÓ A AÇAO GERA TRANSFORMAÇAO... ENTAO AJA. COMO? COM AS FERRAMENTAS QUE TENS NAS MAOS; FALANDO, MUDANDO SEUS COMPORTAMENTOS, PARTILHANDO ESSA REFLEXAO E AGRUPANDO IDEIAS E AÇOES QUE MUDAM AS RELAÇOES E IMPRIMEM O RESPEITO...
    SAUDAÇOES
    COSME

    ResponderExcluir

A dignidade da pessoa humana, lhes faculta a liberdade de expressão oral, escrita e corporal. Saiba usá-la...