27 de outubro de 2011

O GOVERNADOR FARÁ A INAUGURAÇAO DAS CASAS EM JQUIE NO DIA 

SANDOVAL "O PROTESTANTE": DESFILE EM DEFESA DA UNERC NO DIA 25 DE OUTUBRO

SANDOVAL "O PROTESTANTE": DESFILE EM DEFESA DA UNERC NO DIA 25 DE OUTUBRO: MOVIMENTAÇÃO PRO UNERC - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DAS CONTAS "JEQUIÉ - BAHIA - BRASIL" Já houve uma exposição sobre a UNERC. Agora hav...

http://www.tesourasnoticias.blogspot.com/: VEJA AQUI AS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS EM 2011

http://www.tesourasnoticias.blogspot.com/: VEJA AQUI AS ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS EM 2011: É muito importante que você acompanhe as alterações legistativas, isso porque, a maioria das questões exigidas nas provas objetivas é extra...

CAMPANHA DE INCENTIVO AOS JOVENS DO TIMRC PARA CURSO TECNICO EM AGROPECUARIA NO CETEP

AMIGO O OBJETIVO DA CAMPANHA É INCENTIVAR JOVENS A PARTICIPAREM DE UM ABAIXO ASSINADO, SOLICITANDO DO GOVERNO DO ESTADO O RETORNO DO CURSO PARA O CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇAO PROFISSIONAL MEDIO RIO DAS CONTAS ANTIGA CHICO MENDES. ASSIM COMO REESTRUTURAR ALGUNS ESPAÇO PARA QUE A AGROPECUARIA REGIONAL A PARTIR DOS APROXIMADANTE 4,2 BILHOES DE REAIS, DISPONIBILIZADOS PARA O ESTADO DA BAHIA POSSAM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO HOMEM NO CAMPO... ESSE MES A SECRETAIA DE EDUCAÇAO DO ESTADO PUBLICA A PORTARIA DOS CURSOS OFERECIDOS PELA ESCOLA E CASO NAO TENHA INTERESSADOS ELA NAO INCLUIRA O CURSO. VEJA UM EXEMPLO: A MAIORIA DOS PASTOS DOS PECUARISTA DA REGIAO ESTAO SUJO, E SEM TER ACOMPANHAMENTO OU MANEJO CORRETO, DO OUTRO LADO A CARNE ESTA AUMENTANDO O PREÇO E NAO TEMOS FRIGORICO FAZENDO ESSE ABATE, NEM A LEI ESTA SENDO RESPEITADA... COM A AJUDA DESSE PROFISSIONAL, NO IMPLEMENTO DE TECNOLOGIAS ADEQUADAS SERA POSSIVEL AUMENTAR O NUMERO DE ANIMAIS E MELHORAR A QUALIDADE E QUANTIDADE DO ALIMENTO OFERTADO; PERMITINDO QUE ELE CHEGUE A MAIS PESSOAS E GERE EMPREGO E MAIS DESENVOLVIMENTO... MAIORES INFORMAÇOES: 73 35376017 /99840673 OU CETEP 35317298
SAUDAÇOES
COSME

29 de setembro de 2011

CAMPANHA “O Técnico em Agropecuária pode acabar com a miséria”



Então jovem, seja um Técnico em Agropecuária, também!    
A partir dos investimentos dos governos Federal, Estadual e Municipais em atividades e cadeias produtivas, alem do investimento privado e das linhas de créditos diferenciadas... Principalmente com a avaliação dos planejamentos futuros de investimento em diversas atividades no Território de Identidade do Médio Rio das Contas. E a carência de profissionais na área de campo para orientar, planejar, adequar tecnologias e estudar meios de diversificação, principalmente dos agricultores familiares…
Com a necessidade mundial no aumento de produção de alimentos de qualidade e em quantidades suficientes para o abastecimento humano e animal.
Sabe-se que é necessário que este profissional e principalmente os jovens tenham uma melhor remuneração, principalmente como incentivo e opção para permanecerem no campo… Alem de adquirir a sua propriedade para se tornarem um completo protagonista de transformação de sua realidade.   
Porem, sem a capacitação e aplicação de tecnologias próprias para o Desenvolvimento Sustentável do homem no campo, esse incentivo pode ser apenas, teórico, Técnico ou discurso (palavras de incentivo). A tendência é que alguns problemas continuem indo para as piores situações.
O meio ambiente esta reclamando das ações que algumas pessoas fazem, muitas vezes sem conhecimento, técnicas adequadas, consciência, manejo de práticas agropecuárias, florestais, racionais, justas e necessárias. Que esse profissional tem papel e competência fundamental na aplicação...
Portanto, solicitamos que os interessados ou parceiros divulguem para quem tem potencial em fazer o curso Técnico de Agropecuária. Participe desta campanha e abaixo assinado; a partir daí vamos dialogar com os governos para as garantias das Políticas Públicas buscando melhor Educação. No entanto contribuindo com nossa região e as necessidades individuais e coletivas da humanidade.
Estaremos juntos com a ONG OGTREC, o Colegiado Territorial, a diretoria do CETEP e outros parceiros para formar turmas de Técnicos em Agropecuária, garantindo o Desenvolvimento Sustentável, o nosso futuro, os nossos municipios, o Território, o Estado e do Brasil. Mas, principalmente do Centro de Educação Profissional, que precisa voltar a referencia de Chico Mendes – Identidade da escola. Apresentamos essa sugestão no seminário de modernização da gestão da cacauicultura no dia 29 de Setembro na Câmara Municipal de Ibirataia.     
Estaremos realizando uma reunião no Distrito de Algodão no próximo Sábado dia: 01 de Outubro de 11, no Colégio Estadual Governador Cesar Borges, a partir das 16h00min. Para tratarmos destes e outros assuntos convidamos todos os jovens interessados em debater as Políticas Públicas voltadas para a juventude.
Saudações Territoriais
Cosme Santos Evangelista
Diretor da Agencia Municipal e de Educação Ambiental da OGTREC
Associação de Jovens de Algodão - AJA
Assessor Territorial

Outras informações que mobiliza e caracteriza essa campanha mediante as necessidade e observações são encontradas no blog – http://cosmopoltico.blogspot.com

20 de setembro de 2011

CARTA CIRCULAR DA AGENCIA MUNICIPAL DA OGTREC - IBIRATAIA


Carta Circular nº.: 001/2011 – AG. OGTREC

Algodão - Ibirataia, 19 de Setembro de 2011.

As
Instituições da sociedade civil, empresas e demais órgãos públicos do Município de Ibirataia, Território de Identidade do Médio Rio das Contas e demais parceiros públicos, privados e sociais.


Assunto: Solicitação de apoio no dialogo e Desenvolvimento de atividades a partir dos Instrumentos da Política Urbana e informações sobre suas atividades


Prezados/as Senhores/as,


            A ONG OGTREC por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Diretoria da Agência Municipal, a Associação de Jovens de Algodão – AJA e outros parceiros. 

            Considerando que representamos o Município na 8ª Ofícina Regional do PLANEHAB – Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária. “MORADIA DIGNA E JUSTIÇA SOCIAL PARA TODA A BAHIA”, realizado pelo Governo do Estado através da SEDUR – Secretária de Desenvolvimento Urbano na cidade de Jequié nos dias 15 e 16 de Setembro de 2011 no Hotel Itajubá.

Considerando que os Governos a partir de suas leis e programas, vêm dialogando com a sociedade civil e setores dos entes federados na implementação da Política de Habitação Urbana e Rural. Buscando dar mais autonomia, estruturação dos conselhos e participação social.

Considerando que o Município tem alguns dos mais baixos índices sociais, e integra a estratégia de Desenvolvimento Territorial. Apresentamos em anexo, fotos de diversas realidades sociais, ambiental, econômica e Política.

As imagens fazem parte de um diagnostico fotográfico do distrito de Algodão e sede do Município de Ibirataia e indicam problemas e também soluções. Problemas que podem trazer danos irreparáveis para a sociedade local. Assim como propostas de soluções viáveis e necessárias para sociedades sustentáveis. Alem de apontarem o cuidado e possíveis caminhos para o Desenvolvimento Urbano e Rural, com dignidade, justiça social e equidade para todos os seus habitantes. 

Uma das grandes experiências vivida foi à apresentação do filme “Rio – fala sobre trafico de animais”. A Educação apresentada pelas as crianças e o debate feito por eles, analisando a importância, os cuidados e o respeito e responsabilidade necessária para com o meio ambiente e a vida. Outra experiência é da frase de uma criança ao dizer: “os problemas ambientais de Ibirataia parecem ser impossíveis de ser resolvido, porem se nos unirmos e nos organizarmos, em um só dia podemos fazer muitas coisas”… 

Considero que a sociedade civil não tem atuado democraticamente dentro dos espaços a ela destinado. A corrupção e o processo de gestão Pública têm contribuído para isso. Falta serem empregado os princípios fundamentais da administração Pública, que são a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a publicidade e a eficiência. Daí as carências e necessidades de organização individual e coletiva, Técnica, Pública, social e financeira. Porem, tendo em vista a necessidade da ONG e dos jovens de se organizarem em torno de problemas locais, e buscarem soluções juntamente com outros parceiros. Colocamo-nos a disposição e pedimos ajuda, apoio e dialogo no Desenvolvimento de ações voltadas principalmente para a gestão de resíduos sólidos, geração de emprego e renda, lazer, Comunicação, atividades culturais, formação de redes, produção e comercialização de artesanato e outras atividades possíveis e necessárias.

Portanto, estão sendo solicitadas aos órgãos responsáveis, informações sobre os instrumentos de Política Pública, motivados a partir das discussões da Ofícina do PLANEHAB; para nosso conhecimento, organização e posterior apresentação as demais pessoas e entidades, são:
Ø  Plano Diretor;
Ø  ZEIS – Zona Especial de Interesse Social; 
Ø  Parcelamento do Solo;
Ø  Código de Obras;
Ø  Contribuição de Melhorias;
Ø  Impacto de Vizinhança;
Ø  Zoneamento;
Ø  Conselho, Fundo, Política e Gestão Municipal;
Ø  Plano Local de Interesse Social – PLHIS;
Ø  Regularização Fundiária;
Ø  Conflitos Fundiários e Ambientais;
Ø  Registro de imóveis vagos, subutilizados ou de risco; 
Ø  Loteamento clandestinos / irregulares;
Ø  Programa Casa da Gente ou outros;
Ø  Déficit Habitacional;
Ø  Programa ou Projeto de Mobilidade (urbana e rural);
Ø  Programa ou Projeto de Saneamento Básico e Ambiental, Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo;
Ø  Audiência Pública – Algodão;

Considerando que a organização junto com a Associação vem desenvolvendo atividades de Educação ambiental e realizando diagnostico sobre os resíduos sólidos (lixo). Com o objetivo de estruturar um processo de coleta seletiva e reciclagem... Conforme documentos e informações de atividade da AJA e da OGTREC.

No entanto, informa-se que foram ouvidos reclamações de moradores do Município que estavam com o lixo acumulado, a mais de quatro meses sem ser recolhidos; dentre outros problemas. Os jovens estão buscando fazer a sua parte na contribuição e melhoria da sociedade, ao transformar problemas em soluções viáveis e necessárias. Contudo, precisam de apoio financeiro, Técnico, estrutural e de capacitação; para continuarem motivados a construir uma sociedade livre, justa, cidadã, soberana, solidaria, plural e de valorização de iniciativas de trabalho e valores sociais.

Portanto, será necessária a colaboração, o dialogo e a garantia das autoridades e demais parceiros para complementar as atividades que os jovens de Algodão deram inicio, e contribuir para a sua eficiência na ação local e ampliar o projeto de acordo com sua experiência para aplicação em outras realidades e localidades. O Colegiado do Território de Identidade do Médio Rio das Contas, por meio da carta de apoio ao coletivo de jovens, declaram apoio para o Desenvolvimento de Políticas Públicas. Pautados no Programa de Organização da Juventude – PROJ e do Projeto Ofícina de Artesanato – PROART e as Políticas ofertadas…  

Perante o exposto, informa-se a necessidade de implementação de Políticas Públicas para os jovens, voltadas principalmente para as áreas de: geração de emprego e renda, Educação, alimentação, habitação, lazer, cultura, turismo, meio ambiente, saneamento básico, cadeias produtivas – Agricultura Familiar e outras, segurança contra o extermínio e a violência, garantir a constituição e formação da Família, com deficiência ou suas especificidade, mobilidade urbana e rural dente outras.

As organizações precisam de espaços para desenvolverem suas funções, que ainda são tímidas por falta de recursos materiais, financeiros, técnicos, estruturais e humanos. Devido a falta da estrutura física que possibilita o Desenvolvimento eficiente das ações.

No entanto, as crianças, os adolescentes e os jovens, futuros administradores desta realidade, com pouca experiência neste processo de organização social e Política. Apresentam portanto, reflexões e ações que visam preservar o meio ambiente e a vida. Ainda são poucos, mas, poderão torna-se muitos. O interesse esta começando e através de capacitação, conhecimento, competência e outras qualidades, assim como as amizades, interatividade e protagonismo; poderão multiplicar-se e somar-se a ações e projetos existentes.

Alguns jovens e ate mesmo crianças já fazem uma reflexão e avaliação social que diz: “fazer o certo, é errado; porem, fazer o errado esta se tornando certo”… E muitos dos que agem assim acabam tendo respeito e aplausos ou são criticados, rotulados e desprezados… É preciso conhecer melhor as dificuldades e problemas vividos por cada um, para então julgá-los. Ofereçam oportunidades e orientações justas para poderem a partir do descumprimento puni-los...      
  
Na certeza de que podemos contar com o apoio e colaboração, deixamos os nossos antecipados agradecimentos e saudações.

Respeitosamente,

Cosme Santos Evangelista
Diretor da Agência Municipal e de Educação Ambiental da OGTREC
AJA – Associação de Jovens de Algodão
Assessor do Território de Identidade do Médio Rio das Contas – articulador 


ANEXO
Diagnostico Fotográfico da Realidade Social e Ambiental do Município 

SOCIAL

 

       

 

LIXO E COLETA
  

          
    
 
IMAG1395 

IMAG1450 IMAG1385 
 ESGOTO
IMAG1349 IMAG1348

IMAG1416 IMAG1360












 



8 ª OFÍCINA REGIONAL DO PLANEHAB – MACRORREGIÃO SEMI – ÁRIDO IV

 

  


IMAG0038 

AJA – ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE ALGODÃO E A OGTREC

IMAG1478 

IMAG1480
  IMAG1470 IMAG1474

IMAG1597 IMAG1619

  


19 de agosto de 2011

PT DE IBIRATAIA EM MOVIMENTO


Quinta - Feira dia 18/08

PT de Ibirataia se reuniu ontem com o membro do diretório Estadual,  Paulo Souza, Diretor do SINEBAHIA de Jequié.  O pré-candidato Luiz Machado, o Presidente do partido e os demais militantes avaliaram a conjuntura Política e refletiram sobre a caminhada e organização do partido no Município.
O partido tem que ampliar o dialogo e as ações internas e externa, já que definiu seu objetivo de concorrer a disputa das eleições de 2012, disse o candidato. 
Paulo discutiu como           

PT DE IBIRATAIA EM MOVIMENTO


8 de agosto de 2011

CARTA DE REPUDIO



Prezados/as Senhores/as,
Recentemente ao assistir um episodio do Programa TODO MUNDO ODEIA O CHRIS, confesso que fiquei triste e envergonhado com a exibição do Programa, no que se refere à trama apresentada. Onde foi apresentado o dia dos namorados…
O mesmo desmoraliza a criança ou adolescente, não sei qual a idade, que o garoto tem no papel, no entanto a trama do seriado é totalmente desumana para formação da personalidade de crianças, adolescentes e jovens e talvez para qualquer outra pessoa que não consiga desfazer ficção da realidade.
A preocupação, visão e repudio é que a comunicação não têm se preocupado ou analisado com a devida eficiência de sua função, ao exibir programas que influenciem no comportamento da sociedade. E sobre os efeitos negativos causado por programas como os deReality Show e outros que podem influenciar as pessoas e que, no entanto são apresentados pelas emissoras. Principalmente sobre a forte influência na formação da personalidade, do individuo e do comportamento das pessoas na sociedade.
                Gostaria que a emissora avaliasse a transmissão do programa TODO MUNDO ODEIA O CHRIS, sobre o seu forte aspecto de BULLYNG, na escola e na família e as conseqüências que podem ser repassadas a sociedade principalmente no caso de crianças negras que assistem ao programa e que percebem que elas têm poucos privilégios, respeito, que não tem dialogo com os pais ou outros distúrbios; de acordo a forma como o garoto é tratado... O garoto que sempre se da mal...
Por se tratar de uma emissora que tem um forte principio religioso, espero obter retorno de avaliação técnica, social e econômica sobre os aspectos do programa.
Devo apresentar esse repudio, pois me sentir ofendido por conta, que o Programa tem como protagonista uma família negra, que passa por diversas circunstancias desagradável dentro de uma sociedade cheia de problemas e conflito social.  Envolvendo dois ambientes de fundamental importância para o bom relacionamento para com a sociedade que são a família e a escola…
Certos de que nossos direitos humanos, tal como reza a declaração universal e a responsabilidade social das pessoas de bom coração.   Deixo meus sinceros votos de estima e consideração.   

Saudações ecos-humanistas

Cosme Santos Evangelista

4 de agosto de 2011

CARTA ABERTA AOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS


Algodão – Ibirataia, 02 de Agosto de 2011.

Prezados/as Companheiros/as,

Pela presente, apresento uma avaliação sobre a organização da sociedade brasileira, e alguns desafios a serem refletidos. A começar pelo conhecimento e reflexão de nossa CARTA MAGNA… O sentimento é que tudo vai mal, a começar pela Saúde, Educação, trabalho, drogas, violência, infraestrutura, meio ambiente, cultura, alimentação e outros.
Considerando que o projeto individual das pessoas, são aperfeiçoado pelo coletivo... Portanto, alguns problemas sociais que podem impossibilitar, o bom desenvolvimento das atividades, econômicas, sociais, culturais, ambientais e outras. Impedindo a manutenção das necessidades básicas da vida. O que ajuda a criar uma instabilidade social, ambiental, emocional e espiritual… caracterizado pelas doenças sociais.  
No entanto, doenças como: o desemprego (falta de dinheiro), espaços sociais (lazer), convivência com seus amigos e familiares (emocional), e outras. Somadas ainda ao mau atendimento do setor Público de Saúde SUS no tratamento e procedimentos Médico; da Política Pública e da corrupção Política na garantia dos direitos sociais…
Deve-se refletir o sentido que o dinheiro tem tido na sociedade...  Tornou-se o Deus das pessoas e sem o mesmo, parece que só podemos contar com as palavras de prosperidade daqueles que tem bom coração, ou usam o momento para apresentar a boa intenção... Ou outra finalidade… O seu poder absoluto em determinar o rumo das coisas, em influenciar e desvirtuar inclusive a missão mais sublime que é salvar vidas, exercida pelos médicos… E as de conduzir ética e moralmente as pessoas no caminho do bem (as religiões e as associações)…
Infelizmente, muitas dessas conseqüências respingam sobre as crianças, os adolescentes e principalmente sobre os jovens como agentes causadores e recebedores dos resultados de parte da desordem social… Pelo outro lado os adultos e os idosos em sua sabedoria refletem sua ação e influencia…    
Perante o exposto, confiante na justiça divina e no respeito às importantes leis do país... Conforme o artigo 5ª da Constituição Federal, que afirma: “todos são iguais”, com garantia a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade e outros. E só a lei pode obrigar-nos a fazer ou não algo, desde que não seja de tratamento desumano… É dada a liberdade de Ofício, porem com a devida qualificação…
É garantido o direito de propriedade, desde que cumpra sua função social... Porem, muitas não cumprem sua função social, algumas são legais, outras ilegais; umas produtivas e outras improdutivas…
O artigo 6ª apresenta os direitos sociais à educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados…
O artigo 7ª garante aos trabalhadores, uma condição social digna para viver com: um salário mínimo, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, e que lhes preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. Também proíbe a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
Não devendo ter distinção entre os tipos de trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos. Garantindo a igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso…
A injustiça acontece quando parlamentares, e outras autoridades ou profissionais liberais recebem mais de um salário mínimo… E muitos dos brasileiros não têm do que sobreviver… Sendo que estes funcionários públicos são pagos com o dinheiro de todos e todas, que trabalham ate mesmo em regime de escravidão… São servidores da nação.
O artigo 227 coloca a responsabilidade da Família, do Estado e da sociedade em assegurar com absoluta prioridade os direitos à vida, os sociais e colocá-los a salvo de toda negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão as crianças, os adolescentes e jovens. Cabendo ao Estado promover Programas que garantam a assistência integral…
A pergunta para a reflexão e tentativa de compreensão é: o poder vem de quem, do povo? Como é exercido?… Pela democracia, mas, e são respeitados os direitos sociais?
A soberania de um povo passa pela Educação; pela dignidade da pessoa humana; pela informação, pelos conhecimentos e pala participação; pelos valores sociais; pelo bem comum; pela redução das desigualdades sociais; pela erradicação da pobreza; pela construção de uma sociedade livre, justa e solidaria e pela garantia dos direitos humanos. A partir de soluções pacificas e de diálogos inclusive internacionais. 
Tenho orgulho do meu país, quando justo... Tenho vergonha do meu país, quando injusto… A justiça e a injustiça, porem, dependem de seus atos…
Agradeço a Deus e peço pelos colegas e amigos para que possam manter-se distantes do éden enganador da maldição humana que é encantadora, fácil e de boa aparência social e resolução de conflitos e problemas. E cresce por meio do roubo, do trafico, das drogas, da violência, da falta de respeito, da corrupção… Eles parecem ser justos, honestos e são rápidos, em sua execução por isso são atrativos para jovens e para a sociedade…
O Projeto Jovem Empreendedor do Governo Federal e seus parceiros tinham como objetivo ser modelo para trazer dignidade para os jovens, dentro do perfil social. Porem o objetivo ate o momento esta sendo o inverso… A COAGRO que era sonho de independência financeira; agora é pesadelo…
Considerando, que os jovens são protagonistas, criativos e inovadores... Estão discutindo na comunidade, formas de melhoria de sua realidade… Para os que ainda não foram embora ou não estão planejando ir… Devem politizar-se do seu compromisso e responsabilidade…
Então, estão mobilizados em um projeto que organize a juventude, impulsionando-os a pensar e propor uma atuação social local, para desviarem-se do falso éden. Em uma das propostas, o objetivo é trabalhar com a Educação Ambiental, voltado para reciclagem de brinquedos, enfeites e outros produtos… Mas será que poderão ter um salário para viverem com dignidade? Ajude-nos e saberemos as respostas… É necessário refletir o sentido e importância da vida; quem é você, o que tem e que você quer? Qual pensamento sobre a globalização e os demais vilãos... 
No aguardo dos pronunciamentos, agradeço o prestígio e a confiança com que nos honram ao ler nossa simples mensagem de reflexão e avaliação…

Respeitosamente,

Cosme Santos Evangelista

22 de julho de 2011

GOVERNADOR VISITARÁ IBIRATAIA


SERIN INFORMA QUE O GOVERNADOR DA BAHIA O SR. JAQUES WAGNER VAI AS CIDADES DE IBIRATAIA PARA ASSINAR A ORDEM DE SERVIÇO DA ESTRADA QUE LIGA IBIRATAIA A GANDU.  A SERIMONIA ESTA PREVISTA PARA AS 9:00H DA MANHA. E A PARTIR DAS 11:00H. ESTARÁ NA CIDADE DE BARRA DO ROCHA PARA INAUGURAÇAO DO COLEGIO ESTADUAL ANTONIO MOTA BITTENCURT. 
COSME




CONFERENCIAS

SERAO REALIZADOS NO MUNICIPIO DE IBIRATAIA AS CONFERENCIAS MUNICIPAIS DE SAUDE E JUVENTUDE NO MES DE AGOSTA. PARTICIPEM E COLABORE COM A MELHORIA DAS AÇOES DE POLITICAS PUBLICAS. DENUCIANDO OU PROPONDO AÇOES QUE MELHORE  A VIDA DE TODA A POPULAÇAO...
SAUDAÇOES
COSME

20 de julho de 2011

MENSAGEM DO DIA DA AMIZADE - PARA TODOS OS AMIGOS\AS




O importante não foi o dia que te conheci,
         Mas o dia que aprendi a compartilhar 
Com você minhas alegrias e tristezas.

   Quando descobri que nascia em mim o sentimento
Da amizade.
Pude perceber que nascia entre nós um sonho de
Uma bela amizade.

A palavra é complicada, mas quem sabe seu significado
É só quem tem a capacidade de poder apreciar seus defeitos e Qualidades.
A amizade quando verdadeira é um sentimento eterno que não Tem fim.

A minha amizade por você é tão especial 
que não saberei explicar em meras palavras.
Sempre sinto vontade de dizer
o quanto é importante contar com amigos como você.

Hoje você já faz parte da minha vida, 
agradeço a Deus por ter te encontrado
e descoberto com você a verdadeira amizade.

Só te digo uma coisa, que minha amizade teve:
Um início, meio e nunca terá fim.


19 de julho de 2011

CARTA DE INTENÇÃO PARA O PT

Ao realizar estudos e participar de diversas atividades, alem de observar o estado ao qual se encontra principalmente o município de Ibirataia ao qual, sou filho e tenho grande preocupação.
Questionamentos, incentivos e perguntas são feitas se sou ou tenho intenção em ser parlamentar. Na verdade meu maior objetivo é ser útil para a comunidade. Contribuindo para construir uma vida digna para as pessoas, respeitando o meio ambiente, e gerando e recebendo o necessário para gozar de uma vida digna e com qualidade.
Colocam-nos o desafio de tomar uma decisão mais Política e atuante, do ponto de vista da organização e da administração Pública; principalmente no que diz respeito às Políticas Publicas de: Saúde, Educação, juventude, segurança, Agricultura Familiar, meio ambiente, moradia, água, organização social, cultura, geração de emprego e renda dentre tantas outras questões; e que também nosso Município necessita.
No entanto uma tomada de decisão requer: organização individual e coletiva, planejamento, finanças, propósitos bem definidos e dialogados com os que têm menos vez e voz, alem de apoios e principalmente capacitação para a nova jornada desejada.
Perante o exposto, lembro de que é primordial que as pessoas se envolvam de forma democrática e participativa na construção de uma nova Política local a exemplo da iniciada no Governo Federal do Estadual. Os indivíduos precisam conhecer os princípios básicos da estrutura administrativa Pública, para que possam exercer seus direitos e deveres, dentro da legalidade, de forma impessoal, transparente, moral, econômica, publica e eficaz conforme rege a lei.
Na reunião do dia 23 de Janeiro de 2011 na cidade Ipiaú, realizada pelo diretório Município, com os petistas da cidade e região. Reconheci a força, a competência, à responsabilidade na historia do partido e os valiosos projetos coletivos que se amplia e precisam ser discutido com a sociedade. Alem da necessidade de trabalhar com as entidades para que juntos possamos buscar as devidas melhorias, para uma melhor qualidade de vida.
No entanto como filiado desta Associação de interesses e demandas Públicas, definido como “Partido Político”. E que é respeitado mundialmente, principalmente pela brilhante atuação de nosso ilustre ex-presidente da Republica e pela sua extraordinária ousadia, de pela primeira vez, eleger uma mulher para ser Presidente do Brasil. Alem de eleger um senador, reeleger o Governador, e uma forte bancada de Deputados Federais e Estaduais…
Diálogos em diversos eventos e atividades que participei, recebo, alguns incentivos e demandas de segmentos que precisam de apoio para ter os seus direitos humanos respeitados…
Portanto, gostaria de colocar o meu nome a disposição, para iniciarmos no Município de Ibirataia e também em outros municipios dos territórios de Identidade da Bahia e do Brasil, uma preparação de nomes, capazes de ocupar de forma inovadora e transformadora as Câmaras Municipais e as prefeituras; para que possamos expandir com qualidade e eficiência o modo petista de atuação parlamentar…
Respeitosamente,
Cosme Santos Evangelista
Filiado do PT de Ibirataia - Bahia

31 de maio de 2011

POESIA


A VISÃO DO UNIVERSO  

Olhar o universo,
Pensar no sucesso,
Exige certeza, forma e clareza.

Expressão da beleza,
Reflete a natureza,
Estado, de como vive a vida,
Na riqueza ou pobreza… 

Conversar, seguir
Ritmos do coração,
Envolve atitude, como a luz na escuridão…

Distancia é presença,
Mistério é evidencia,
Foco é meta, destino é conseqüência…

Visão do universo
Forma versos em teus olhos e coração…

Cosme
19 de Março de 2011