30 de julho de 2012

POESIA DA AMIZADE


A amizade

É como um pássaro,

E um indivíduo.


O pássaro canta nas árvores e

O indivíduo está em conflito.

O belo canto do pássaro

Leva paz ao indivíduo,

Que estava em desarmonia.



 Eles não se conheciam,

 Mas o inesperado aconteceu,

 Pouco a pouco foram se conhecendo.


Pelo canto profundo e,

Pela profunda necessidade de:

Alegria, harmonia e encanto…

Na profunda contemplação,

Foram surpreendidos;

Pelo fogo no bosque.


Percebendo o sofrimento

Da natureza e no futuro, o seu.

Começaram a lutar individualmente.


Na luta sentiram necessidade de união.

Na necessidade de união, descobriram o amor.

No amor pela mesma causa, descobriram os sentimentos.


Nos sentimentos,

Descobriram a amizade.

Na amizade,

Descobriram que só vencerão,

E serão felizes

Se ararem, respeitarem e zelarem;

Pelas coisas em comum,

Que temos na vida: a própria vida.

 Para os verdadeiros amigos,

A amizade,

Não deve ser apenas,

Uma ausência ou necessidade

De uma ação em comum.

Mas de uma manutenção

Do que é necessário nas relações…

Desejo a todos os amigos um feliz dia da amizade!



Cosme

20 de Julho 2012

20 de julho de 2012

MENSAGEM - DIA DA AMIZADE


-->
A AMIZADE, É COMO UM PASSORO E UM INDIVINDUO. O PASSARO CANTA NAS ARVORES E O INDIVIDUO ESTÁ EM CONFLITO. O BELO CANTO DO PASSARO, LEVA PAZ AO INDIVIDUO, QUE ESTAVA EM DESARMONIA. ELES NÃO SE CONHECIAM, MAIS O INESPERADO ACONTECEU E POUCO A POUCO FORAM SE CONHECENDO. PELO CANTO PROFUNDO E PELA PROFUNDA NECESSIDADE: DE ALEGRIA, DE HARMONIA, E DE ENCANTO... NA PROFUNDA CONTEMPLAÇAO, FORAM SURPREENDIDO, PELO UM FOGO NO BOSQUE. PERCEBERAM O SOFRIMENTO DA NATUREZA E NO FUTURO, O SEU. E COMEÇARAM A LUTAR INDIVIDUALMENTE. NA LUTA SENTIRAM NECESSIDADE DE UNIÃO. NA NECESSIDADE DE UNIÃO DESCOBRIRAM O AMAR. NO AMOR PELA MESMA CAUSA, DESCOBRIRAM A SOLIDARIEDADE. NA SOLIDARIEDADE DESCOBRIRAM A PARTILHA. NA PARTILHA DESCOBRIRAM A FORÇA. NA FORÇA DESCOBRIRAM O SENTIMENTO. NO SENTIMENTO DESCOBRIRAM A AMIZADE. NA AMIZADE DESCOBRIRAM, QUE SÓ VENCERÃO E SERÃO FELIZES SE AMAREM, RESPEITAREM E ZELAREM PELAS COISAS EM COMUM QUE TEMOS NA VIDA, A PROPRIA VIDA. PARA OS VERDADEIROS AMIGOS A AMIZADE, NÃO DEVE SER APENAS UMA AUSENCIA OU NECESSIDADE DE UMA AÇÃO EM COMUM. MAIS DE UMA MANUTENÇÃO DO QUE É NECESSARIO NAS RELAÇÕES...

DESEJO A TODOS OS AMIGOS UM FELIZ DIA DA AMIZADE!
SAUDAÇÕES DE RECONCIALIAÇÃO SALETINA
COSME SANTOS EVANGELISTA

10 de julho de 2012

Encontro de Liturgia reflete sobre Constituição do Vaticano II


Aprofundar os conhecimentos do canto pastoral e resgatar os valores da constituição litúrgica do Vaticano II (Sacrossanto Concílio) foram as metas estabelecidas para o Encontro de Liturgia e Canto Pastoral. Com o tema O canto pastoral nos 50 anos da Constituição Litúrgica do Vaticano II, as atividades ocorreram durante os dias 6, 7 e 8 de
julho e tiveram a assessoria da Irmã Miria Kolling, que animou os participantes e abordou a importância do canto litúrgico e o seu papel de louvor e aclamação no ritual das celebrações.
A abertura do evento contou com a participação da Irmã Carol e a apresentação das atividades pelo Pe. Manoel da Paixão, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Liturgia.
“Canto Pastoral está intimamente ligado à Liturgia. Quando você canta, está celebrando a Liturgia e, com isso, o canto passa a desempenhar sua essência e sua finalidade. Nem sempre os critérios para escolher cantos litúrgicos são utilizados e, através deste curso, esperamos que esta formação seja passada e assimilada pelos participantes.”, declarou o Pe. Manoel da Paixão.
A programação contou com momentos de descontração e reflexão. Além de aprender músicas e algumas técnicas de canto, os participantes escutaram um pouco dos aspectos históricos que desencadearam a elaboração da Constituição Sacrossanto Concílio, na palestra do Pe. José Raimundo de Melo, doutor em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma.
O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, também marcou presença no encontro e ministrou uma palestra sobre a necessidade do estudo e da aplicação da Constituição do Vaticano II na realidade atual. Para o Pe. Manoel da Paixão, este é um tópico importante para a comunidade católica.
“Esta Constituição promoveu a reforma da Liturgia e sua atualização favorece que o canto litúrgico desempenhe o papel que lhe cabe nas celebrações”, ponderou.

4 de julho de 2012

RETORNO DA VISITA AOS FAMILIARES

BOM DIA!
COMO É BOM E AGRADÁVEL, OS IRMÃOS VIVEREM UNIDOS E FELIZES. VISITEI OS FAMILIARES CONSANGUÍNEOS. E ESTOU COM OS IRMÃOS CRISTÃOS... É BOM TER UMA FAMÍLIA ASSIM; TÃO GRANDE COMO OS GRÃOS DE AREIA DO MAR...
SAUDAÇÕES DE RECONCILIAÇÃO SALETINA
COSME 

Encontro de Liturgia e Canto Pastoral

 
Com o objetivo de proporcionar um conhecimento mais aprofundado do canto litúrgico, a fim de que, nas assembleias celebrativas a música acompanhe a ação do ritual, além de estar em sintonia e baseada na Palavra de Deus, a Arquidiocese de Salvador está com as inscrições abertas, até o dia 29 de junho, para o Encontro de Liturgia e Canto Pastoral, que nesta edição tem como tema O canto pastoral nos 50 anos da Constituição Litúrgica do Vaticano II.
De acordo com o coordenador do encontro, padre Manoel da Paixão, o curso é destinado exclusivamente aos membros das equipes de canto: cantores, salmistas e instrumentistas, além do coordenador paroquial da Equipe de Liturgia. “Em boa parte das nossas assembleias litúrgicas o canto não contém elementos que acompanhem o ritual, portanto não cumpre verdadeiramente o seu papel como parte integrante da celebração”, afirma.
O encontro acontecerá nos dias 06 (das 18h às 21h), 07 (7h30 às 18h) e 08 de julho (7h30 às 16h), no Colégio Nossa Senhora da Salette (Rua do Salete, 47 – Barris) e contará com as palestras do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, e do padre José Raimundo de Melo, além da participação da Irmã Miria Kolling, que dirigirá o encontro. “Nestas duas palestras será dada a oportunidade de o público interagir, fazendo perguntas”, diz padre Manoel.
Para participar os interessados devem pagar uma taxa no valor de R$ 20 e as inscrições podem ser realizadas nas livrarias Paulus, Paulinas, Vozes, Ave Maria ou na Cúria Arquidiocesana (Avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia). “A Pastoral do Canto Litúrgico é uma pastoral central e muito importante. Neste encontro buscaremos ensinar novos cantos para as celebrações, vamos também trabalhar com apostilas e partituras. O canto ajuda a sustentar a liturgia com arte”, afirma Irmã Miria.
http://www.arquidiocesesalvador.org.br/destaque/encontro-de-liturgia-e-canto-pastoral-inscreve-ate-o-dia-29-de-junho