24 de Fevereiro 2012
Prezados/as Amigos/as,
Nossa constituição apresenta coisas impossíveis, inclusive a plenitude do direito e do dever a dignidade da vida humana. Exemplo: temos direitos ao trabalho digno, a Educação, a Saúde, a moradia, a alimentação e outros. Porem, quando não são respeitadas pelo Estado ou a sociedade; ainda que os indivíduos ou o coletivo cumpram com o seu dever?
Então o direito constitucional, é apenas uma regra e não um dever. Pois a verdade é que nossos direitos e deveres só são plenos e respeitado se formos parte do sistema, incessíveis ou fingir não conhecer...
Aos jovens, que sofrem extermínio, violência e outras atrocidades e necessidades, fica apenas o apelo e a acusação de que são os culpados e responsáveis por sua própria desgraça… Os mais pobres e negros, assim como todo discriminado, que são maioria a dificuldade é brutal e ainda maior… As juventudes apenas encantam, mais não comprometem…
O Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER) - Jovem Empreendedor apresentado pelos colegas, do Estado da Bahia. É brilhante, no papel, apenas para inglês vê. Busquei solução e apresentei propostas aos parceiros, por meio de cartas e outros meios e não fui visto, nem ouvido; ao que parece. A ignorância dos pobres é a falta de conhecimento; não compreendo mais a literatura e o conhecimento que passam ao nosso redor... O certo é que fomos apresentados a uma proposta, e entusiasmado a vivê-la e na ausência do sucesso fomos excluídos e abandonados. Somos órfãos dos progenitores e representante da sociedade Brasileira... Pois apresentei a diversas instituições nossas angustias e gritos. Ate mesmo a justiça não nos ouviu ou ouviu baixinho, de forma tímida e com um aspecto de que ainda pouco nos conhece…
De fato para a sociedade e principalmente para os parceiros, estou morto, não existo. Foi o que descobrir durante o ano passado quando estive doente e precisei de ajuda e só encontrei abertos os braços de Deus, que me deu sentido, de minha Família e alguns amigos que me ajudaram e acolheram… Do contrario, não mais existiria. Porque nosso valor é apenas momentâneo, mesmo assim, para alguns. A quem eu traria preocupação ou teria importância? A constituição amigos, não fala apenas expressa uma necessidade, mas se não é respeitada; o que fazer?…
Graça a Deus, hoje estou “Formando Saletino” e o que espero e peço a cada um é que busque a Deus e se convertam dos seus pecados e erros que cometeram. Não só com os jovens, mais em toda sua vida. A CNBB reflete neste tempo propício para a conversão durante a Campanha da Fraternidade o Tema: Fraternidade e Saúde Pública e o Lema: Que a Saúde difunda sobre a terra! Que possamos então tornar as coisas boas independente de quem as usam ou precisem. Pois a Saúde não é ausência de doença e sim uma plenitude da vida…
Não vou aqui discorrer sobre a história do projeto jovem empreendedor, ate porque não acho justo, falar-lhes do que já falei para me envergonhar ou envergonha-los. Só espero que nos tratem com justiça e respeito… Se vocês estivessem em nosso lugar, avaliado aos idos da ditadura militar, o que fariam? Os tempos ruins e tenebrosos são marcas do que se foi ou do que será… Nós podemos e devemos ser diferentes e inovar. Peço desculpas e perdão, caso as palavras machucou ou feriu alguém, porem precisava dizer do fundo de meu coração… Respeitem a si próprio, ao irmão, a natureza e a Deus…
Respeitosamente,
Cosme Santos Evangelista
Participante do Programa do Governo Federal Jovem Empreendedor do Estado da Bahia